O microagulhamento é um tratamento estético que serve para remover cicatrizes causadas por acnes e outros, além disso, pode ser utilizado para disfarçar manchas, rugas ou linhas de expressão da pele, através de uma estimulação natural feita com microagulhas que penetram na derme favorecendo a formação de novas fibras de colágeno, que dão firmeza e sustentação.

O microagulhamento é uma técnica que chama a atenção por ser multifuncional, é, também, indicado para tratar estrias e celulites. Atualmente, ela é realizada com o auxílio de um equipamento chamado Roller, que tem cerca 192 a 540 agulhas, facilitando a aplicação. Após o procedimento, pode ocorrer inchaço de leve a moderado, a vermelhidão na pele varia de acordo com a intensidade da aplicação e a recuperação costuma ser mais rápida em comparação ao laser.

O pós da técnica IPCA (Indução Percutânea de Colágeno) é geralmente tranquilo, com mínimo desconforto. A redução das manchas e a melhora da qualidade da pele são vistas entre os primeiros 15 ou 30 dias. “O auge da produção de colágeno induzida por ela é em torno de 3 meses, quando vemos a melhora de rugas, cicatrizes e estrias”, explica a esteticista Dany Vogel.

Só pra deixar claro, as sessões do tratamento de microagulhamento, tem intervalos de 30 à 60 dias para a próxima sessão. Além disso, todo o procedimento tem que ser realizado com total segurança e proteção adequada do profissional terapeuta, assim como todo os materiais a serem usados com luvas e o roller tem que ser esterilizados e usados uma única vez. Outro ponto a ser considerado é que o roller tem que ser destruído assim que termina à sessão do microagulhamento e descartado de forma adequada na caixa avapak, garantindo assim, total segurança ao paciente.

O microagulhamento ou a IPCA tem atraído muito a atenção das pessoas que apostam em tratamentos clínicos ou estéticos para cuidar da beleza e saúde da pele, pois pode tratar diversos aspectos, especialmente facial.

Indicações do tratamento são diversas, mas as principais são:
* Redução do melasma;
* Redução de cicatrizes de acne;
* Redução de rugas;
* Redução/melhora de estrias;
* Melhora de poros e textura da pele;
* Redução de cicatrizes traumáticas e/ou cirúrgicas.

Riscos e contraindicações do microagulhamento
Danyela Vogel destaca que as contraindicações são:
* Infecção ativa como herpes no local ou outra infecção;
* Tendência à cicatrização com quelóides;
* Gestação;
* Imunossupressão.
A  esteticista ressalta que grávidas não podem realizar o tratamento pois o risco de hiperpigmentação é grande devido às alterações hormonais durante a gestação, por mais que a técnica seja segura.

Microagulhamento dói?

Dor é sempre relativa. Mas, de forma geral, Danyela Vogel diz que, no caso de agulhas com comprimento de 0,2 a 0,3, a dor é bem tolerável. “Para agulhas acima de 0,5, pacientes relatam dor”, diz.

O que esperar do microagulhamento?

A esteticista explica que geralmente são indicadas de uma a três sessões, a depender da severidade do quadro e da indicação.

ORIENTAÇÃO PÓS MICROAGULHAMENTO
No dia do procedimento evitar marcar compromissos;
No dia do procedimento, venha com a pele limpa;
Suspenda cosméticos com ácidos 3 dias antes da aplicação;
Não vá a praia , piscina ou sauna nas primeiras 24 horas;
Não utilizar filtro solar antes de 4horas,o ideal é que você aguarde 24 horas;
Não utilizar nenhum cosmético sem autorização e conhecimento do seu profissional;
Aguardar 24 horas para usar maquiagem;
Evite exposição ao sol durante o tratamento;
Não use secador com vento quente ou pranchas nas primeiras 24 horas no caso de aplicações capilares. Escove os cabelos nos primeiros dias após a aplicação e lavar os cabelos com shampoo neutro e usar cremes sem óleo;
Cuidando com  contatos com animais e crianças pequenas nas primeiras  4 horas ( evite lambidas, mãos sujas em contato com a região. Etc…

Esperamos ter esclarecido algumas dúvidas, Estrelas!!!?????

Dani Styling